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11 de janeiro de 2011

A palavra é..

Briefing

Quem  estudou ou estuda publicidade e propaganda já ouviu falar dessa palavra Briefing e o que seria essa coisa?
Calma para quem não conhece irei explicar, o que seria isso?
Nos tempos da faculdades nós bricavamos e chamavamos de bife!! os professores adoram e você que estuda publicidade vai compreender isso a cada 10 palavras na boca dos  mestres em publicidade  uma é Briefing sem mais delongas vamos a as definições:
Em resumo conjunto de dados fornecidos pelo anunciante para orientar a sua agência na elaboração de um trabalho de propaganda,outra seria relatorio em que estão colocados os dados necessários para elaboração de uma campanha de comunicação. Briefing não é a resposta de um questionario, mas um relatório, ou seja, relatar sobre determindados enfoques.
Na faculdade você aprende  este estilo de Briefing :
O briefing é dividido em duas partes:


1. Informações gerais

2. Instruções para formulação de estratégia

sendo que estes itens são subdivididos da seguinte forma:

Informações Gerais:

1. empresa

2. produto

3. mercado

4. consumidor

5. distribuição

6. preço

7. concorrencia

8. ação de comunicação já realizadas e pesquisadas.

Instrução para formulação de estrategia

1. objetivos de marketing

2. objetivos de comunicação

3. conteudo basico de comunicação (opinião dele e suas restrições)

4. verba (capital)

5. prazo

6. mídia

7. outros recursos (promoção, merchandising, mala direta etc )

Analise de cada fator (analisando as sub categorias)


Segunda parte
 
1. Empresa (dentro disso vc tem q analisar)


- historico

- estrutura organizacional

- integração corporativa

- filosofia gerencial

- corpo diretivo

- localização das unidade

- mercados em q atua

- linha de produto - serviços

- outras info relevantes para desenvolvimente de uma campanha

2. Produto

- nome

- categoria

- embalagem (tipos, pesos, conteudos, etc)

- formas de uso / consumo - sazonalidade

- composição industrial / materias primas

- quais sao as principais caracteristicas diferenciais

- pontos positivos e negativos do produto

- influências culturais, religiosas, geograficas etc

3. Mercado

- o tamanho do mercado

- os principais mercados (areas regioes estado etc

- a participação do produto nesse mercado (volume)

- a evolução do mercado

- sazonalidade

4. Consumidor

- definir quem consome // usa o produto dividindo por sexo, classe social, faixa etaria, ocupação profissional, estado civil, etc

- habitos e atitdes dos consumidores em relação ao produto, tais como : periodicidade de compras, quantidades compradas.

- onde compra, quem compra e onde é feita a compra

- quem decide a compra

- as razões sao racionais ou emocionais

5. Distribuição

- sobre os canais mais utilizados, quantos sao e qual / porcentagem de participação do canal

- o que pode serfeito no sentido de que essta distribuição pode ser melhorada (novos pontos de vendas - outros, espaço etc)

- verificação de possiveis restrições legais, éticas ou politicas para que a distribuição seja melhorada

6. Preço

- Os preços do produto e sua relaçao com a concorrencia (baixo , normal , alto )

- verificar restriçoes legais para estabelecer preço

(controle governamental)

- politica de preços para o produto - criterios utilizados para composição dos preços

- reação do consumidor em relção ao preço produto

- preço para o distribuidor e consumidor final

7. Concorrencia

- definir os principais concorrentes diretos, produto e fabricantes

- quais os preços praticados pelos concorrentes como descontos especiais, bonificações, prazos de pagamento, etc

- pontos positivos e negativos dos produtos da concorrencia

- principais campanhas de propaganda da concorrencia / temas de sucesso / insucesso, mídia usada, periodo

- promoção de vendas e merchandising da concorrencia / peças, temas, presença do produtos de venda,

- atuação, receptividade junto ao consumidor final e ao varejista

8. Ações de comunicação já realizadas e pesquisadas

- comente sobre as campanhas de propaganda já feitas para o produto / objetivos/ posicionamento / temas / midias usadas

- ações de marketing direto

- estrutura gerencial - vendas

- material de apoio para vendas - folders, cartas, fichas de pedido, catalogos, etc

- relações publicas assessoria de imprensa, press release, press kit

- pesquisas

lembrando que este tipo de briefing é usado para montar uma estratégia ou mesmo uma campanha completa de propaganda e marketing.

Seguindo essa regrinha você consegue fazer um trabalho  de faculdade depois eu conto a realidade dos Briefings.
 
Esse site tem vários modelos de briefings para vocês verem :
 

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