Briefing
Quem estudou ou estuda publicidade e propaganda já ouviu falar dessa palavra Briefing e o que seria essa coisa?
Calma para quem não conhece irei explicar, o que seria isso?
Nos tempos da faculdades nós bricavamos e chamavamos de bife!! os professores adoram e você que estuda publicidade vai compreender isso a cada 10 palavras na boca dos mestres em publicidade uma é Briefing sem mais delongas vamos a as definições:
Em resumo conjunto de dados fornecidos pelo anunciante para orientar a sua agência na elaboração de um trabalho de propaganda,outra seria relatorio em que estão colocados os dados necessários para elaboração de uma campanha de comunicação. Briefing não é a resposta de um questionario, mas um relatório, ou seja, relatar sobre determindados enfoques.
Na faculdade você aprende este estilo de Briefing :
O briefing é dividido em duas partes:
1. Informações gerais
2. Instruções para formulação de estratégia
sendo que estes itens são subdivididos da seguinte forma:
Informações Gerais:
1. empresa
2. produto
3. mercado
4. consumidor
5. distribuição
6. preço
7. concorrencia
8. ação de comunicação já realizadas e pesquisadas.
Instrução para formulação de estrategia
1. objetivos de marketing
2. objetivos de comunicação
3. conteudo basico de comunicação (opinião dele e suas restrições)
4. verba (capital)
5. prazo
6. mídia
7. outros recursos (promoção, merchandising, mala direta etc )
Analise de cada fator (analisando as sub categorias)
Segunda parte
1. Empresa (dentro disso vc tem q analisar)
- historico
- estrutura organizacional
- integração corporativa
- filosofia gerencial
- corpo diretivo
- localização das unidade
- mercados em q atua
- linha de produto - serviços
- outras info relevantes para desenvolvimente de uma campanha
2. Produto
- nome
- categoria
- embalagem (tipos, pesos, conteudos, etc)
- formas de uso / consumo - sazonalidade
- composição industrial / materias primas
- quais sao as principais caracteristicas diferenciais
- pontos positivos e negativos do produto
- influências culturais, religiosas, geograficas etc
3. Mercado
- o tamanho do mercado
- os principais mercados (areas regioes estado etc
- a participação do produto nesse mercado (volume)
- a evolução do mercado
- sazonalidade
4. Consumidor
- definir quem consome // usa o produto dividindo por sexo, classe social, faixa etaria, ocupação profissional, estado civil, etc
- habitos e atitdes dos consumidores em relação ao produto, tais como : periodicidade de compras, quantidades compradas.
- onde compra, quem compra e onde é feita a compra
- quem decide a compra
- as razões sao racionais ou emocionais
5. Distribuição
- sobre os canais mais utilizados, quantos sao e qual / porcentagem de participação do canal
- o que pode serfeito no sentido de que essta distribuição pode ser melhorada (novos pontos de vendas - outros, espaço etc)
- verificação de possiveis restrições legais, éticas ou politicas para que a distribuição seja melhorada
6. Preço
- Os preços do produto e sua relaçao com a concorrencia (baixo , normal , alto )
- verificar restriçoes legais para estabelecer preço
(controle governamental)
- politica de preços para o produto - criterios utilizados para composição dos preços
- reação do consumidor em relção ao preço produto
- preço para o distribuidor e consumidor final
7. Concorrencia
- definir os principais concorrentes diretos, produto e fabricantes
- quais os preços praticados pelos concorrentes como descontos especiais, bonificações, prazos de pagamento, etc
- pontos positivos e negativos dos produtos da concorrencia
- principais campanhas de propaganda da concorrencia / temas de sucesso / insucesso, mídia usada, periodo
- promoção de vendas e merchandising da concorrencia / peças, temas, presença do produtos de venda,
- atuação, receptividade junto ao consumidor final e ao varejista
8. Ações de comunicação já realizadas e pesquisadas
- comente sobre as campanhas de propaganda já feitas para o produto / objetivos/ posicionamento / temas / midias usadas
- ações de marketing direto
- estrutura gerencial - vendas
- material de apoio para vendas - folders, cartas, fichas de pedido, catalogos, etc
- relações publicas assessoria de imprensa, press release, press kit
- pesquisas
lembrando que este tipo de briefing é usado para montar uma estratégia ou mesmo uma campanha completa de propaganda e marketing.
Seguindo essa regrinha você consegue fazer um trabalho de faculdade depois eu conto a realidade dos Briefings.
Esse site tem vários modelos de briefings para vocês verem :
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