Banner ANuncie

10 de janeiro de 2011

A PALAVRA É...

Folder



Folder é o nome que é utilizado no Brasil para designar um tipo de impresso

publicitário parecido com o flyer, só que com dobras.

Um sinônimo perfeito em portugal é Prospecto.

O folder é utilizado quando se quer passar uma grande quantidade de informações,

ou então quando se faz necessário dar uma aparência estética a alguma mensagem

publicitária.

Dependendo do tamanho do papel é possível fazer um grande número de dobras.

Algumas pessoas confundem o folder com o panfleto, embora semelhantes o folder

é o impresso que possui no mínimo uma dobra ou ilustrações, enquanto o folheto

pode conter ilustrações mas não é dobrado.

O folder é dobrado conforme a seqüencia dos argumentos, a capa contém o

chamado principal, o qual deve despertar a curiosidade para a abertura do mesmo.

Ao abrir a primeira dobra observa-se o detalhamento do que a capa anuncia,

mostra-se os detalhes da capa, normalmente cada divisão de assunto coloca-se

numa dobra interna, concluindo-se a mensagem ainda na parte interna.

A última dobra (externa) fica em geral reservada para os dados como endereço,

telefones, e-mails e outras informações como espaço para inclusão dos

distribuidores, representantes, mapas de localização e outras informações de contato.

Também utilizamos o termo folder para designar o catálogo/prospecto impresso na

frente e no verso, sem dobra, mas com as características de distribuição das

informações semelhantes ao folder dobrado, ou seja, um chamado inicial e um

breve resumo, preferêncialmente com ilustrações/fotos na frente e no outro lado

(verso) segue-se com as informações técnicas, descrições em detalhes e espaço

para distribuidores, pontos de venda, representantes e endereços da fábrica ou do

prestador do serviço em divulgação.

O folder é dividido em dois grupos: o Institucional e o Promocional.O Folder

Institucional apresenta a empresa ou o profissional como um todo.

O Folder Promocional é o que usamos para a divulgação de preço, vantagens

e informação direta dos produtos ou serviços.

Podemos também produzir o folder institucional e o promocional juntos, mas é

preciso tomar cuidado para não sobrecarregar com informações que podem

prejudicar a marca ou perder o foco e o objetivo da divulgação.

Os folders são uma ferramenta poderosa para a comunicação, mas necessitam

de layout (arte), impressão e acabamento profissional para produzirem o

retorno adequado do investimento.


fonte:blogbemcom

Um comentário :

  1. Que programa foi utilizado pra fazer o exemplar (amarelo e roxo)?

    ResponderExcluir